DESAFIO IoT – Internet OfThings

 

O desafio consiste em desenvolver soluções para o problema da água utilizando os conceitos de Internet ofThings (IoT), tendo como ponto de partida:

 

·         Melhorar o índice de perda de água, que atualmente encontra-se em 37%. Para isto é proposto a utilização de sensores de fluxo, pressão, acústico e outros.Analisando o seu comportamento para prevenir e identificar as perdas. Destacando-se:

o   Hipóteses com técnicas de machinelearning;

o   Criação de dashboards em tempo real para acompanhamento dos parâmetros da água para captação, tratamento, distribuição e consumo;

o   Identificação, predição e prevenção de falhas em tubulações;

o   Identificação de fraudes e ligações clandestinas.

 

·         Sistema Inteligente de monitoração de consumo de água, utilização de IoT para informar os resultados de sua medição. Opcionalmente recomenda-se a utilização de redes LPWAN (Low Power WideArea Network) para a comunicação e eficiência energética, além da utilização de desenvolvimento front endeback end.

 

·         Otimização da gestão da água,na captação, tratamento e distribuição. Explorando os conceitos deIoT, computação em nuvem e aprendizado de máquina.

 

·         Automação e Reuso da água para melhorar a sustentabilidade, reaproveitamento da água e reutilização no mesmo ciclo de produção e/ou devolvida a natureza para seguir o ciclo hidrológico.

·         Utilização de novas técnicaspara irrigação, o aumento do consumo da água e o aumento da população acaba refletindo na escassez de água para agricultura, indústria e cidades. Tendo em vista que atualmente 2/3 da água do mundo é usado para produção de alimentos.

 

·         Inovação na precisão das leituras dos medidoresresidênciais e industriais, utilização e desenvolvimento de dispositivos físicos e softwares para medição residencial e industrial de água com maior frequência.

 

Os problemas descritos abaixo também devem ser considerados,porém devido a sua complexidade exigirá um aprofundamento maior, partes da resolução deste problema podem ser considerados no Desafio IoT.

 

·         Utilização de novos processos químicos para melhorar a qualidade da água, incluindo dessalinização, tornando-a própria para o consumo;

 

·         Técnicas de micro captação para resolver o problema de má distribuição da água, e soluções inovadoras para resoluções de problemas de densidade demográfica e disponibilidade de água;

 

·         Micro serviços e contratos virtuais, incluindoblockchain, para melhorar a relação empresa e consumidor;

 

·         Aplicação de veículos aéreos não tripulados (VANT)para monitorar a quantidade de água em rios, lagos e reservatórios, servindo como fonte de captura de imagens difíceis melhorando o sistema de sensoriamento remoto.














Copyright 2018 | Desafio IOT

FORUM BRASILEIRO DE INTERNET DAS COISAS

Desenvolvimento GRUPO RIOBRASIL | RIOBRASIL.NET